A Importância das TIC na Educação Especial

Tal como em todas as outras áreas, também na educação os investigadores têm tentado descobrir como é que a tecnologia poderá ser integrada em contexto de sala de aula, com o objectivo de beneficiar as crianças na aquisição das suas mais variadas aprendizagens. Os computadores são vistos como instrumentos que favorecem a aprendizagem das crianças, dado que constituem uma forte  motivação para leccionar os diversos conteúdos. Em educação especial existem inúmeras ofertas tecnológicas para a inclusão das crianças com algumas limitações, para que , à semelhança das outras crianças, estas possam participar activamente no processo da sua aprendizagem. Para isso, basta um pouco de vontade e alguma pesquisa. É com esse intuito que criámos este espaço de partilha: para poder ser uma fonte de inspiração, para que se criem novas possibilidades e para que o processo de ensino-aprendizagem se torne adaptado e enriquecedor para todos os intervenientes.

“Tendo-se quebrado a tradição asilar estado-novista, a nova perspectiva da educação especial aponta agora para uma educação que possibilita à criança o currículo escolar mais apropriado às características particulares da sua situação. É aqui que as TIC tenderão a desempenhar um papel determinante, pelo conjunto de experiências e vivências que poderão proporcionar os alunos com NEE, nomeadamente em termos de acesso ás capacidades que estes possam ser portadores” (Montes, 1998, 54).

Montes, J. (1998). Tecnologias de Informação e Educação Especial, NOESIS, 46, 54-56.

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