Alertas TIC

“É simplesmente justo declarar que se trata do desafio mais importante para os anos presentes e futuros que se oferece à instituição educativa. Esta encontra-se confrontada com os media, mesmo que não queira, mesmo que não saiba. O seu futuro passa por aí, tendo em conta que os media tocam toda a gente desde o nascimento. (…) É da responsabilidade da escola, hoje, de distribuir um conhecimento sobre os media. Estes fascinam as crianças (e os adultos, …) que eles estão, doravante, dentro da sala de aulas, mesmo de forma invisível, como um constituinte existencial do capital cultural das crianças” (Porcher, 1994, 200).
Porcher, L. (1994). Télévision, Culture, Éducation. Paris: Armand Colin.
Nestes novos tempos, é dever da escola alertar os seus intervenientes para os perigos e vantagens que os recursos tecnológicos nos podem oferecer. A velocidade acrescida a que a sociedade de informação nos habituou permite que  qualquer utilizador tenha acesso a todo o tipo de informação. Assim, é necessário termos em atenção que é preciso gerir toda uma panóplia de informações. Para proporcionarmos a reflexão sobre o tema disponibilizamos, de seguida, alguns documentos que reforçam que tipo de comportamentos os pais, professores e educadores devem ter no seu dia-a-dia quando as crianças estão em contacto com os mais diversos tipos de tecnologia:

As crianças e a Internet

e-beneficios_UEvora_adaptacao

Deixe um comentário